21.2.11

Spots Publicitários Coca-cola para TV: pequena observação histórica da apresentação da marca através da imagem em movimento

A Coca-Cola é uma referência clássica em termos de estudo de imagem na comunicação. Não só devido à sua presença no mercado ao longo de décadas, o que permite observar as variações no modo como se têm vindo a apresentar (construção da marca e sua divulgação), mas também devido à solidez dessa construção.
A construção da marca, neste caso, vive de um conjunto de elementos-base, que se têm revelado a chave deste caso de sucesso que tem atravessado gerações de consumidores.

Os elementos- base dividem-se em várias categorias. Entre elas, podemos estabelecer uma categoria de elementos fisicamente identificáveis: que podem ser de natureza visual, sonora, táctil. Como uma categoria de elementos imateriais:  a personalidade ou atributos da marca.

 Da primeira categoria temos:
- o logotípo ou logomarca Coca-cola - conjunto de letras ondulantes e curva, constituídas como imagem estabilizada e unitária que identifica a marca nos mais variados suportes;
- a garrafa - com o seu design único, inconfundível e que evoca as estrias do fruto do cacao, assim como a silhueta feminina numa alusão de sensualidade e dinamismo;
- a paleta cromática - o tom específicos de vermelho e o  branco;
- a dimensão sonora da palavra " coca-cola".


Ainda da primeira categoria, mas elementos sazonais, que são válidos durante um período específico de tempo e depois desaparecem (muitos deles são repescados):
-  o jingle(s) específico(s);
- a figura do Pai Natal vestido de vermelho e branco, figura de avó de barbas longas, bonacheirão;

Da segunda categoria:
- a alegria;
- a felicidade;
- o lazer;
- a juventude ou espírito jovem;
- o dinamismo/ movimento;
- a partilha;
- a comunhão - o sentido união sob um mesmo valor (neste caso coca-cola);
- apelar ao universal/ global;
- o espaço aberto (exterior).


Da segunda categoria mas sazonais ou parcialmente usados:
- a família;
- a sensualidade;
- o corpo;
- o ritmo, dança;
- o calor;
- as crianças (a ingenuidade);
- a ligação entre gerações;

- a praia;
- o Natal e as épocas festivas;
- o desporto;
- (...)






























































Coca Cola Commercial 'Reasons To Believe' (2011) Whatever Oasis letra Español - English


Coca Cola Commercial 'Reasons To Believe' (2011) Whatever Oasis versão Portugês

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