Objetivos e natureza
O objetivo do exercício 01, é proceder a uma análise
de um produto de comunicação. A escolha desse produto, deve permitir ao aluno, ter uma riqueza de conteúdo e também
gráfica que lhe permita o desenvolvimento do trabalho. Sugere-se a
escolha de um spot publicitário, ou de um cartaz, ou mesmo de uma
campanha publicitária que possa incluir diversos produtos. Como é óbvio,
de acordo com a escolha, a profundidade de análise será proporcional.
Quanto à análise em si, o trabalho consiste em perante os diferentes elementos presentes no produto de comunicação, identificá-los, e de acordo com a sua natureza, caracterizar o produto, discutindo possibilidades interpretativas.
Os elementos são:
- Os elementos da linguagem gráfica (gramática imagem): ponto, linha, etc.;
- Os aspetos gráficos identificadores de uma marca ou serviço como: identificação cromática, identificação tipográfica, identificação formal (caso existam - aqui há uma relação estreita com o ponto anterior);
- Outros aspetos, como aqueles de natureza imaterial que permitem a identificação de uma marca, e que descrevem o seu conceito;
-Assim como aspetos de natureza humana: da expressão humana, como facial, corporal, entre outros;
- Outros aspetos intrínsecos ao produto, e nele identificados.
- Os elementos da linguagem gráfica (gramática imagem): ponto, linha, etc.;
- Os aspetos gráficos identificadores de uma marca ou serviço como: identificação cromática, identificação tipográfica, identificação formal (caso existam - aqui há uma relação estreita com o ponto anterior);
- Outros aspetos, como aqueles de natureza imaterial que permitem a identificação de uma marca, e que descrevem o seu conceito;
-Assim como aspetos de natureza humana: da expressão humana, como facial, corporal, entre outros;
- Outros aspetos intrínsecos ao produto, e nele identificados.
Apresentação
O que significa que a análise a realizar será incorporada, de acordo com as áreas específicas apresentadas no modelo de cartaz.
No dia da apresentação, comparecer na sala, no início da aula, com o cartaz impresso nas dimensões 50 x 70 cm (semi-mate).
Cada aluno dispõe de 10 minutos para a sua apresentação. Os alunos que, para além do cartaz, queiram apresentar outro elemento - como em suporte vídeo (caso seja spot publicitário por exemplo), devem organizar-se para respeitar o limite temporal imposto.
Especificações para cartaz
Para a apresentação do trabalho, os alunos devem descarregar o modelo do cartaz (jpeg)- dimensões 50 X 70cm (futuramente disponível), e usá-lo como base da informação a inserir. Para tal devem recorrer a um editor de imagem para inserir, sobre as áreas específicas, a informação indicada no dito modelo.
Devem usar para os textos: Georgia, corpo 11 e entrelinha simples e alinhado à esquerda.
Na áreas onde deverão colocar as imagens e partes de imagens (pormenores) do vosso objeto de análise, faz sentido usarem também indicações (como linhas) e legendas a elas ligadas. Deste modo as imagens tornar-se-ão auto-explicativas, enquanto referenciadas à análise.
Aqueles que tenham acesso ao InDesign (Adobe) podem solicitar o ficheiro editável à docente.
Imprimir em papel semi-mate. Aconselha-se a Arco-íris (Faro, Av.5 Outubro)
Sem comentários:
Enviar um comentário