25.2.11

Saul Bass: representação/ comunicação visual associada ao cinema

Saul Bass um dos mais famosos designers ligados à comunicação visual, foi o primeiro a explorar a vertente de comunicação visual no início dos filmes - desenhou os genéricos (opening titles) com um valor intrínseco de comunicação. Aquilo que hoje é tomado por adquirido, que os espectadores de cinema tomam como natural, que é o facto do genérico os introduzir ao espírito do filme - essencialmente através de imagens e sons/música (a par da informação objectiva dos créditos). Saul Bass foi o pioneiro deste tipo de produto, que estando ligado ao filme, adquire, como peça de comunicação, uma autonomia gráfica de comunicação. Se distanciarmos estes genéricos do respectivo filme, este continua a fazer-nos, perceber o ambiente fílmico, não sendo no entanto descritivo. Este é um valor fundamental destas peças de comunicação - abrirem o apetite ao espectador, deixando-o orientado para o tipo de filme que irão assistir, e muitas das vezes, apenas através de sensações - do tipo de música e do tipo e estratégias visuais usadas na contrução da imagem (em movimento).

Além dos genéricos, Saul Bass desenhava todos os suportes de comunicação/ divulgação do filme (comunicação visual - cartaz essencialmente - não podemos esquecer a época!). Desse modo a comunicação estabelecia-se unitária, e forte em termos de impacto - mais uma vez um aspecto pioneiro (pois cada sala de cinema antes desta prática, produzia os seus próprios cartazes, ou encomendava-os).

Os trabalhos gráficos que se seguem são todos da autoria de Saul Bass, à excepção do trailler (diferente de genérico - é um produto autónomo do filme, não se encontra no seu início) de Remake de 1998 de Gus Van Sant, do filme "Psycho" de Hitchcock (1960).


Genérico do filme "Anatomy of a murder" (Otto Preminger, 1959), e respectivo cartaz de divulgação.




Genérico de filme e respectivo Cartaz - "Vertigo" (Hitchcock, 1958)


























Genérico de filme - "Psycho" (Hitchcock, 1960) -  (atualmente indisponível no Youtube)

Trailler de filme Remake - "Psycho" -  (Gus Van Sant, 1998).




Breve documentário sobre Saul Bass: "Saul Bass: Title Champ"




Sem comentários:

Enviar um comentário